Publicidade
Publicidade

Política

Brasília - DF                              (31/10/2010)
Ricardo Coutinho é eleito novo governador da Paraíba
Diferença foi de 148.883  votos sobre seu rival, José Maranhão

Confirmado, Ricardo Coutinho (PSB) foi eleito neste domingo (31) governador da Paraíba. Encerrada a apuração, ele teve o apoio de 1.079.164 eleitores paraibanos, ou 53,7% dos votos válidos no Estado. Seu rival neste segundo turno, Zé Maranhão (PMDB), ficou com 930.331 votos, ou 46,3% dos válidos.


No primeiro turno, Coutinho obteve 942.121 votos, 8.367 a mais que seu principal concorrente do PMDB. O suficiente para ganhar e levar a disputa para segundo turno.


Apesar de não ter vencido no primeiro com uma margem folgada, a diferença de 148.883 votos entre os dois candidatos neste domingo convenceu a situação de suas equivocadas estratégias de campanhas, demonstrando a sede de mudança dos paraibanos diante a hegemonia maranhista, e que até mesmo institutos de pesquisas balançaram em suas credibilidades.

Coutinho enfrentou batalha na Justiça Eleitoral contra um recurso da coligação de Maranhão, que pedia o indeferimento de sua candidatura. Ele foi acusado de não ter deixado o cargo público que ocupava na Universidade Federal da Paraíba dentro do prazo exigido. O TSE, no entanto, rejeitou o pedido e manteve o registro de Coutinho.

Na véspera do primeiro turno, Coutinho também entrou sem sucesso com diversas ações pedindo a impugnação da candidatura de Maranhão, devido ao uso da máquina pública na campanha, a qual foi intensificada no segundo.

O novo governador ocupou cadeira na Assembléia Legislativa paraibana por dois mandatos e foi prefeito de João Pessoa de 2005 a março deste ano. Contou ainda para essa conquista com o apoio maciço de Cássio Cunha Lima (PSDB) e com o carisma de seu vice, o campinense Rômulo Gouveia.

Rômulo, por sua vez, logo após confirmação da vitória de Ricardo, em entrevista a Radio Campina FM desabafou: “Ele saiu pela porta dos fundos assim como entrou”. Referindo-se ao modo de como o então governador José Maranhão (PMDB) assumiu o governo em 2009, mesmo sem ter sido eleito pela maioria.




___________________________________________


Serra da Raiz - PB                   (04/08/2010)

Eleições 2010

Ricardo Coutinho segue com "Caravana da Verdade"

A segunda edição da "Caravana da Verdade", que aconteceu ontem (terça, 3), e continuará hoje (quarta-feira, 4), deverá percorrer 12 municípios do Sertão paraibano. Ricardo Coutinho (PSB), Rômulo Gouveia (PSDB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM) sairam de João Pessoa a bordo do 'Expresso 40', ônibus adesivado com a logomarca dos candidatos.


“Iniciamos a 'Caravana da Verdade' com grande êxito. Vamos continuar a percorrer o Estado de ponta a ponta. Vamos ouvir as pessoas de perto, mostrar que não temos medo de consultá-las, de ouvir suas reivindicações e suas necessidades”, afirmou Ricardo Coutinho, candidato ao Governo do Estado.


De acordo com informações divulgadas pela assessoria da coligação, o 'Expresso 40' visitou ontem, terça-feira (3) os municípios de Juazeirinho, Assunção, Taperoá, Livramento e Desterro, encerrando suas atividades do dia com um comício na cidade de Teixeira.


Noje, quarta-feira (4), os candidatos voltam a dialogar com a população nos municípios de Maturéia, Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares e encerram o dia com um comício em Princesa Isabel.

“Nossa intenção não é fazer carreata, mas olhar a Paraíba de perto, com suas belezas e agruras. Saber do povo o que ele quer, sem distanciamento. Queremos estar perto de quem vive aqui e ajuda na construção deste Estado”, destacou.

Fonte PB Agora


___________________________________________________________________




Brasília -DF             (29/07/2010)

Número de casos graves da gripe H1N1 cai em todo o país

Brasília - O número de casos graves e de mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N caiu, entre março e julho deste ano, em todas as regiões do país. Segundo a análise preliminar do Ministério da Saúde, divulgada hoje (28), a vacinação de 88 milhões de pessoas tem reflexo direto na redução dos casos.

De acordo com os dados, o período entre 28 de fevereiro e 6 de março foi o que teve o maior número de pessoas hospitalizadas (79). Entre 11 e 17 de julho, não houve nenhum registro de internações causadas pela influenza H1N1 - gripe suína. O número de mortes provocadas pelo vírus também caiu. Foram registradas 11 mortes entre 21 e 27 de fevereiro e nenhuma entre 4 e 17 de julho.

A análise preliminar indica ainda que os casos graves pelo vírus estão ocorrendo em menos de 50% dos municípios brasileiros. De 1º de janeiro a 17 de julho deste ano, foram notificados 727 casos de pessoas que precisaram de internação e 91 mortes.

A campanha de vacinação, feita entre 8 de março e 2 de junho, atingiu 46% da população. Em todo o Brasil, foram vacinadas gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, adultos de 20 a 39 anos, indígenas e trabalhadores de serviços de saúde.

Os números divulgados ainda são parciais. A atualização do banco de dados é feita pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. Mesmo com a redução de casos, o Ministério da Saúde informou que continuará monitorando o vírus no país.

Fonte: Agência Brasil


_________________________________________________________




Goiânia -GO           (29/07/2010)

Procuradoria impugna candidatura de Maluf à reeleição

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) impugnou hoje a candidatura à reeleição do deputado federal Paulo Maluf (PP). O parlamentar teve o registro contestado com base na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis candidatos condenados por colegiados de tribunais nos casos enquadrados pela legislação. A procuradoria decidiu impugnar a candidatura de Maluf por conta da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), na segunda-feira, de não acatar recurso (embargo de declaração) apresentado pela defesa do deputado contra a condenação por participação em esquema de superfaturamento na compra de frangos em 1996, quando Maluf era prefeito de São Paulo. Em abril, o tribunal reverteu decisão que havia inocentado o parlamentar das acusações. Ainda tramita no TJ-SP outro recurso da defesa (embargo infringente).


O nome de Maluf faz parte do terceiro edital de registros impugnados do TRE-SP, divulgado na última sexta-feira. Além do nome do ex-prefeito, outros candidatos, a serem divulgados amanhã, devem sofrer impugnação da Procuradoria Eleitoral. O prazo para o PRE-SP pedir o veto de candidatos do terceiro edital termina hoje. Desde o início de julho, a Procuradoria Eleitoral impugnou 802 candidaturas de um total de mais de 1,4 mil pleiteantes. Com as contestações em mãos, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tem até o dia 19 de agosto para julgar a situação dos candidatos, inclusive em caso de recurso.

Mesmo que tenha a candidatura barrada, Maluf pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, enquanto sua candidatura estiver sub judice, os efeitos de uma eventual decisão judicial contrária a seus interesses serão suspensos, permitindo-lhe participar das eleições deste ano.

Esse tipo de situação foi prevista pelo procurador regional eleitoral de São Paulo, Pedro Barbosa Pereira Neto, em entrevista à Agência Estado no dia 16 de julho. "A minha impressão é de que teremos muitos candidatos concorrendo sub judice nessas eleições, e alguns até devem tomar posse dos cargos antes de ser julgados", afirmou. Na mesma ocasião, o presidente do TRE-SP, desembargador Walter de Almeida Guilherme, reconheceu que candidatos condenados e enquadrados no Ficha Limpa poderão concorrer se recorrerem à Justiça Eleitoral contra a impugnação. O desembargador observou, contudo, que a inelegibilidade, se confirmada, deverá ser aplicada mesmo que um candidato julgado como "ficha suja" já tenha assumido o cargo.

Fonte: Gustavo Uribe


____________________________________________________________________




Brasília - DF                 (22/07/2010) Fonte CNM


Desenvolvimento Social

CNM recomenda a revisão cadastral dos beneficiados pelo Bolsa Família


Um total de 936,4 mil famílias precisa atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) com informações sobre renda mensal, endereço e quantidade de pessoas que formam o grupo familiar. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores para que esta revisão do Programa Bolsa Família seja feita até o dia 31 de outubro.
Os beneficiados pelo Programa devem procurar a prefeitura para informar qualquer alteração ou para simplesmente confirmar os dados no CadÚnico. Caso essa atualização não ocorra, as famílias terão o benefício bloqueado após o dia 31 de outubro e ganham uma nova oportunidade de atualização até o dia 31 de dezembro. Após esta data, a bolsa, até então bloqueada, será cancelada.
E mais uma vez, Municípios são acionados para evitar que as famílias percam o benefício. Gestores municipais recebem a lista das famílias que devem passar pela atualização para visitá-las. Enquanto isso, elas são orientadas por meio de avisos em extratos bancários a também procurar o setor responsável pelo Bolsa Família na prefeitura.
Contra partida

A revisão cadastral deve ocorrer a cada dois anos. Ela serve para verificar se as famílias estão ou não dentro das regras para o recebimento do auxílio. Mesmo aqueles que não tenham alterado nenhuma informação devem fazer a confirmação dos dados no Cadastro Único.
No período de janeiro e maio deste ano, 215.585 - 18% - cadastros foram atualizados. Ao todo são 1,1 milhão de beneficiados. Na primeira fase deste trabalho de revisão, em 2009, 709.904 bolsas foram canceladas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por falta de atualização.



______________________________________________________


Brasília - DF           (14/07/2010)

Especial

Publicidade