Publicidade
Publicidade

domingo, 12 de dezembro de 2010

Centenário de Noel Rosa é comemorado no Rio e Prêmio Estadual de Cultura acontece em João Pessoa

 

O Poeta da Vila retratava o Rio do Centro para a zona norte

Nascido em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, o sambista Noel Rosa completaria cem anos neste sábado (11). Desde o inicio do ano, o compositor e cantor recebe homenagens da cidade sobre a qual tanto gostava de transformar em música. A escola de seu bairro, que conseguiu o quarto lugar no carnaval de 2010 levando a Sapucaí a vida desse carioca, fez neste sábado (11) o “viradão de Noel”, com uma feijoada, a partir das 13h, e shows com a bateria depois das 19h.   

Noel é uma figura imortal, parece que ainda está lá. Suas composições e melodias são bastante atuais. Noel Rosa inspira poesia no samba.
 
No entanto, a cidade descrita por Noel é diferente daquela imaginada pela maioria das pessoas quando se menciona o Rio de Janeiro. De acordo com o músico Carlos Didier, que escreveu Noel Rosa, uma biografia , junto com João Máximo, o sambista se concentrava no homem comum, do Centro para a zona norte, em vez de descrever o cenário e o dia a dia das pessoas de Copacabana e Leblon. 
  
Ele era um boêmio, que gostava de trocar experiências com outros artistas. Teve aproximadamente 60 parceiros, segundo Didier. O sambista veio de uma família musical. Seu primeiro instrumento foi o bandolim da mãe, em seguida, o violão do pai. Didier conta que, segundo relatos do próprio Noel, ao conseguir a atenção das moças com a música, o sambista aproveitou o talento que tinha. 

 

"Salve Noel".  A "rosa" do samba!



João Pessoa - PB               (12/12/2010)

Prêmio Estadual de Cultura 2010
O Prêmio Estadual de Cultura 2010 foi conquistado pelo casal de cantores e compositores Antonio Barros e Cecéu

 A Solenidade  da a 19ª edição da Noite da Cultura  aconteceu nesta quinta-feira (9), no Cine Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa. Evento contou ainda em com as participações do Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Coral do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), sob a regência dos maestros Marcos Arakaki e Luis Carlos Durier. 

A Noite da Cultura é uma forma de reconhecimento a produção intelectual de paraibanos pelo  Governo do Estado, através do Conselho Estadual de Cultura, na música, na literatura, enfim, a artistas e produtores culturais. Em breve, alguns livros serão lançados, são obras aprovadas pelo Conselho neste ano de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Publicidade