Publicidade
Publicidade

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Democracia verdadeira


Li num blog a seguinte postagem:

“MARANHÃO VENCEU EM 168 CIDADES E RICARDO VENCEU EM APENAS 55; DIFERENÇA PRÓ-RICARDO SAIU DOS GRANDES CENTROS”


Em seguida continuava:

“Um levantamento feito pelo portal MaisPB mostra um dado curioso sobre as eleições da Paraíba. O ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB) venceu o 1º turno das eleições estaduais deste ano basicamente graças às grandes cidades paraibanas. Dentro da contagem de voto cidade a cidade, vê-se que o socialista venceu em apenas 55 delas, contra 168 que foram vencidas pelo governador José Maranhão (PMDB). De cada cidade vencida por Ricardo, portanto, Maranhão vencia em três.


Como então o ex-prefeito de João Pessoa venceu a disputa no geral por 8.367 votos de vantagem? A resposta está no desempenho eleitoral que o socialista conseguiu nos grandes centros. Ele venceu, por exemplo, em seis das sete maiores cidades do Estado. Tendo aberto 136.408 votos de vantagem apenas na soma das diferenças conquistadas em João Pessoa e Campina Grande.


Para se ter uma ideia, a maior vantagem pró-Maranhão em um único município saiu em Mamanguape (a 11ª maior cidade do Estado), onde ele teve uma maioria de apenas 8.632 votos.


Em resumo, Ricardo abriu uma larga vantagem nas grandes cidades e Maranhão tentou tirá-la pouco a pouco nos pequenos municípios, mas isto não foi suficiente.”


Todavia, não há outra explicação senão a resposta precisa dos mais esclarecidos eleitores. Digo isso não como ofensa, mas referindo a prática exercida entre o poder local e o eleitor comum nos pequenos municípios.


Seja pelo difícil acesso aos veículos de comunicação local, falta do hábito de ler ou pela incompatibilidade entre os grupos que detém o poder, essa prática torna-se verídica e concreta. Enquanto isso, nos grandes centros, a informação em tempo real é a essência vital entre o cotidiano das pessoas.


Se não fosse por isso, de nada tinha adiantado as constantes fugas do então governador da Paraiba e candidato a reeleição Zé Maranhão (PMDB) aos 12 dos 13 debates e as constantes investidas em pesquisas nas pequenas localidades, onde diferente dos grandes centros, votaram maciçamente nele.


Contudo, é baseado nessa tese, e ainda, afirmando de maneira coerente, que deixo claro o tão sonhado desejo de ver essas pessoas trilhando no mesmo caminho que as das megalópoles.

Adriano Miguel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Publicidade